A capital de Roraima surgiu no século XIX, a partir da antiga Fazenda Boa Vista, e de lá para cá muitos chegaram e decidiram não mais partir

Boa Vista completa, nesta terça-feira (9), 135 anos de criação como município. E quem é da capital do extremo Norte sabe que, de um pequeno povoado nos arredores de uma fazenda, a cidade se desenvolveu com a história, a coragem e o afeto de quem chegou e escolheu ficar.
A capital de Roraima surgiu no século XIX, a partir da antiga Fazenda Boa Vista, e foi oficializada como município em 9 de julho de 1890. De lá para cá, cresceu com planejamento urbano inspirado, inicialmente, em Paris – o famoso formato de leque, largas avenidas e um estilo modernista que a difere de outras capitais brasileiras.No entanto, foram os migrantes de várias regiões do Brasil, especialmente do Nordeste, que fizeram Boa Vista expandir. O maior salto populacional ocorreu a partir da década de 1960, impulsionada pela exploração da borracha, pela criação da Zona Franca de Manaus e pelo status de capital do então Território Federal de Roraima. Muitos chegaram e decidiram não mais partir.